Wednesday, June 28, 2017

Sistema Integração Equipamentos RFID e Banco de Dados

Tag RFID

RFID

O RFID (Radio-Frequency IDentification) é uma tecnologia de identificação automática, em que os dados codificados em uma etiqueta RFID ou "etiqueta inteligente" é capturado por um leitor através de ondas de rádio.

A Identificação por radiofreqüência utiliza essa etiqueta inteligente, também chamada de tag, dotada de um microchip que é capaz de armazenar informações do objeto como nome, descrição, sala, etc., comunicando-se através de um link de rádio-freqüência, onde uma antena realiza sua leitura e o identifica.

Logo RoiMidware

MIDDLEWARE

O objetivo do RoiMidware RFID é realizar a integração entre o leitor (reader) e/ou coletor RFID com um sistema legado, seja o RoiRFID ou outro Aplicativo, ERP, WMS, etc pois o RoiMidware pode ser perfeitamente adaptado para outros sistemas e banco de dados.

O Middleware, resumidamente, é formado por um conjunto de funções contidas em bibliotecas, fornecidas pelo fabricante do hardware, que permite a comunicação e a troca das informações com o software.

FLUXO DE INFORMAÇÕES DO MIDDLEWARE

Normalmente o Middleware é parte do desenvolvimento do sistema legado, que precisa ser desenvolvido utilizando a própria linguagem do sistema e seguindo as regras de negócio para integração com o banco de dados, o que dificulta e às vezes impossibilita a implementação da tecnologia.
Middleware 1
Em outras palavras, haverá um esforço enorme para o desenvolvimento e implantação do Middleware no sistema, já este será responsável pelo recebimento das informações coletadas pelos dispositivos conectados a rede, e deverá interagir com o sistema para gravação no banco de dados de forma correta conforme as regras de negócio do sistema legado.
Middleware 2
O conceito inovador e revolucionário da ferramenta RoiMidware, diminui o tempo e custo da integração em sistemas novos ou desenvolvidos, pois as informações coletadas são gravadas diretamente no banco de dados, totalmente transparente para o integrador, seguindo todas as regras e conceitos do RFID e dos dispositivos móveis.
Middleware 3
As informações são filtradas, tratadas e gravadas diretamente no banco de dados, restando ao desenvolvedor à integração dos dados no sistema utilizando a mesma linguagem de programação do sistema ou uma linguagem conhecida, diminuindo assim a curva de aprendizagem.
Middleware 4
Conceito RFID

CONCEITO MIDDLEWARE

As tags recebem pequenos pulsos eletromagnéticos, que são emitidas pelas antenas, as informações contidas nas tags são captadas pelas antenas e enviadas para o leitor. O Middleware é responsável pela decodificação das informações recebidas pelo leitor e para possibilitar a integração no sistema legado.

As tags recebem pequenos pulsos eletromagnéticos, que são emitidas pelas antenas, as informações contidas nas tags são captadas pelas antenas e enviadas para o leitor. O Middleware é responsável pela decodificação das informações recebidas pelo leitor e para possibilitar a integração no sistema legado.

PASSO A PASSO

A integração da tecnologia de RFID exige uma série de requisitos e validações, necessárias e obrigatórias, para o sucesso antes da implantação.

O primeiro passo é um estudo detalhado das variáveis que compõem o projeto:

- Produtos a serem identificados
- Composição (material) que o produto é fabricado
- Tipos de TAGs RFID
- Posição de fixação das tags
- Ambientes de leitura
- Quantidade de antenas
- Posicionamento das antenas

SERVIÇO DE SITE SURVEY

O Site Survey de RFID é um processo de medida e avaliação que consiste na transmissão e recepção de dados, com o objetivo de determinar um conjunto de hardwares (leitores, antenas e tags), que garantam a melhor performance, de modo eficiente e confiável.

Este estudo detalhado é sempre realizado no ambiente onde será implantada a tecnologia, e são necessários todos os itens que serão identificados, bem como os encapsulamentos previstos para estes itens, como malas, caixas, sacos, e/ou outras embalagens que possam influenciar no processo de leitura. O ambiente físico onde serão instaladas as antenas e o tipo de leitor mais adequado para a operação também serão definidos mediante a uma série de testes realizados no local.

Após os estudos é gerado um relatório de validação da tecnologia, contendo as definições finais de quantidades, tipos de hardwares necessários e modelo(s) de tag(s).

IMPLANTAÇÃO

A Roisoft disponibiliza material humano capacitado para o desenvolvimento e gerenciamento satisfatório do projeto, bem como os equipamentos, hardware, middleware e software necessários para atender ao escopo do projeto.

- Equipamentos: portais, antenas, coletores e etiquetas
- Hardware: impressora/gravadora
- Middleware: interpretador dos sinais de entrada e saída
- Software RoiRFID: sistema para gerenciamento das informações

REQUERIMENTOS

É necessário levantamento de informações (requisitos) e a Roisoft precisa ter acesso às seguintes áreas e objetos:

Informações

1. Número de estabelecimentos, sua arquitetura e descrição de instalações (metragem, construção, número de funcionários, etc.)
2. Número de documentos rastreáveis.
3. Probabilidade de condições específicas ou extremas.

Periféricos e Internet

1. Conexão a internet, preferencialmente conexão banda larga superior a 5mb.
2. Melhor visualização e desempenho do sistema acessando pelo navegador Mozilla Firefox 3. Conexão wi-fi (rede sem fios) nos estabelecimentos
4. Aluguel* de servidor para hospedar conteúdo do Sistema RoiRFID (se aplicar)

*Serviço oferecido pela Roisoft.

CARACTERÍSTICAS DO RFID: Identificação por radiofreqüência

- Permite a visibilidade dos itens, sem contato visual
- Possibilita múltiplas leituras simultâneas
- Agiliza os processos empresariais
- Reduz custos e diminui eventuais falhas operacionais como, por exemplo, roubo

BENEFÍCIOS RFID

- Fornece informações em tempo real, sem fio de transmissão de dados sem intervenção humana
- Não requerem linha-de-site scanners para a operação
- Permite que os dados armazenados sejam modificados durante a triagem ou workflow
- Permite processar informações que devem ser capturadas com os dados
- Funciona de forma eficaz, mesmo em ambientes agressivos com excessiva sujeira, poeira, umidade e temperaturas extremas
- Agilidade e rapidez na identificação de objetos

PREÇOS / CONTRATAR

Interessou nesta solução?
Gostaria de conhecer os planos?
Gostaria de saber os preços?
Quer ativar este serviço?
Quer TESTAR GRATUITAMENTE esta solução?

É fácil e rápido! Clique no botão abaixo!

Botao Contratar

DOWNLOAD INFORMAÇÕES EM PDF

Clique no documento abaixo para realizar download do arquivo com as informações desta solução.

Abaixo também consta um documento apenas com informações de apresentação da Roisoft, constando informações sobre a empresa, nossa metodologia, principais serviços, dúvidas frequentes e principais clientes.

PDF Icon Em breve Download de Informações para sobre esta Solução
PDF Icon Clique aqui para realizar Download da Informações Gerais sobre RFID
PDF Icon Clique aqui para realizar Download da Carta Apresentação Roisoft

PREÇOS / CONTRATAR

Interessou nesta solução?
Gostaria de conhecer os planos?
Gostaria de saber os preços?
Quer ativar este serviço?
Quer TESTAR GRATUITAMENTE esta solução?

É fácil e rápido! Clique no botão abaixo!

Botao Contratar


Botao Voltar